robô tecnologia

O que são e como funcionam os robôs de lances

Na busca de aumentar a eficiência em processos licitatórios e ampliar as chances de fechar boas oportunidades de negócio com o governo, a tecnologia pode ser uma grande aliada. Como um grande exemplo, temos o robô de lance.

Na correria do dia a dia, o robô de lance pode ajudar o seu negócio a participar de vários pregões simultâneos, além de muitos outros benefícios que vamos saber a seguir.

Então, confira mais em nosso artigo sobre o que é e como funciona essa tecnologia: o robô de lance.

Boa leitura!

O QUE É ROBÔ DE LANCE?

Robô de lance são programas de computador automatizados que são usados para colocar lances em leilões eletrônicos. Eles são projetados para agir rapidamente e de forma autônoma, sem intervenção humana, e podem ser programados com estratégias de lances complexas.

Além disso, ainda podem ser usados em uma variedade de leilões eletrônicos, como leilões de bens imóveis, veículos usados, eletrônicos e outros itens.

Ou seja, eles são capazes de monitorar vários leilões simultaneamente e colocar lances automaticamente quando determinadas condições são atendidas.

Embora o robô de lance possa ser útil para ganhar leilões, eles também podem ser controversos, pois alguns argumentam que eles dificultam a participação de leilões para pessoas que não têm acesso a essas ferramentas avançadas. Alguns sites de leilão também proíbem o uso de robôs de lances.

Mas, você deve estar pensando: como se deu essa evolução tecnológica nas licitações? É o que vamos saber a seguir!

robô tecnologia
Foto – Reprodução: Freepik

ROBÔ: TECNOLOGIA NAS LICITAÇÕES

Todo mundo sabe que a tecnologia vem avançando cada vez mais no mercado trazendo novas possibilidades e novas funcionalidades para pessoas e empresas.

E no mercado de licitações não seria diferente. Então, para analisar a evolução da tecnologia nas contratações públicas, precisamos compreender dois pontos principais.

O primeiro deles é o parâmetro ultrapassado da lei nº 8.666/1993.

Por muito tempo, essa foi uma lei referência para as licitações. Contudo, é uma legislação criada antes da popularização de diversas tecnologias, como a internet, por exemplo.

Nesse sentido, essa lei apresenta vários parâmetros que estão desatualizados para os dias atuais. E, tendo em vista que os meios digitais estão acessíveis ao público, o mercado de licitações pode ganhar mais agilidade, eficiência e ainda gerar mais oportunidades. Sendo assim, foi criada a Nova Lei de Licitações.

Portanto, o segundo ponto principal é a nova lei de Licitações (Lei nº 14.133/2021).

A nova lei chegou para promover a modernização do processo licitatório buscando por atualização tecnológica.

Nela, podemos observar a preocupação com a transparência, eficiência na contratação e migração para o formato eletrônico.

Nesse sentido, essa lei também regulamenta o uso de robô em leilão eletrônico no Brasil. Essa lei tem como objetivo garantir a transparência e a isonomia dos leilões eletrônicos, além de proteger os interesses dos participantes e dos arrematantes.

Aliás, a lei também estabelece regras para a utilização de robôs de lances, incluindo a necessidade de autorização prévia do órgão responsável pelo leilão e a obrigatoriedade de identificação dos participantes.

robô tecnologia
Foto – Reprodução: Pinterest

COMO A TECNOLOGIA DO ROBÔ DE LANCE PODE AJUDAR A SUA EMPRESA?

O uso de robôs de lances em leilões eletrônicos pode trazer vários benefícios para o processo licitatório. Alguns desses benefícios incluem:

  1. Maior eficiência: Robôs de lances podem processar informações mais rapidamente e tomar decisões baseadas em algoritmos, o que pode aumentar a eficiência do processo licitatório.
  2. Transparência: O uso de robôs de lances pode aumentar a transparência do processo licitatório, pois eles podem registrar todas as informações e atividades relacionadas à licitação, incluindo lances e ofertas.
  3. Redução de erros humanos: O uso de robôs de lances pode reduzir a possibilidade de erros humanos, como digitação incorreta de valores ou outros erros de processamento de dados.
  4. Melhora da competitividade: O uso de robôs de lances pode aumentar a competição entre os participantes, pois eles podem realizar lances automaticamente e mais rapidamente, o que pode levar a preços mais baixos para o arrematante.
  5. Aumento da segurança: O uso de robôs de lances pode aumentar a segurança do processo licitatório, pois eles podem ser configurados para seguir regras e políticas estabelecidas pelo órgão responsável pelo leilão, além de evitar fraudes.

Esses são alguns dos benefícios do uso de robôs de lances no processo licitatório. No entanto, de nada adianta usar robô, se você não possui uma equipe de licitações qualificada para garantir as melhores oportunidades de negócio.

Conheça nossa solução e venda para o governo de forma assertiva e estratégica.

Posts relacionados

Inscreva-se e receba conteúdos exclusivos

Seja Vono Licitações

Alavanque o seu negócio no mundo das licitações